Seminário da OASE - Núcleo Sudoeste

No dia 6 de outubro aconteceu, na Casa de Formação em Águas do Verê, o Seminário da OASE do Núcleo Sudoeste do Sínodo Rio Paraná. Tivemos a grata alegria de receber a palestrante Rosane Philippsen, da Comunidade Bom Pastor de Curitiba. Ela contribuiu abordando o tema “Mulheres da Bíblia: relações de gênero e interpretação bíblica.”

Logo no início do encontro a palestrante propôs uma dinâmica  que se deu com a apresentação das mulheres presentes onde cada uma disse seu nome, comunidade de origem e afirmou: “sou mulher, criada à imagem e semelhança de Deus.” Neste sentido os termos relacionados às questões de gênero foram trabalhadas, relacionando-os com o texto bíblico de Gn 1.27 e a figura de Eva no Antigo Testamento, a partir de uma perspectiva diferente.


Conforme palavras da palestrante: “a mulher siro-fenícia e sua insistência ao questionar Jesus possibilitou às mulheres o incentivo para continuar suas lutas, seus sonhos e seus projetos. Também foi possível ver como a linguagem pode tornar invisíveis as mulheres, tanto nos textos antigos como atualmente. Ainda sobre a linguagem, como ela pode estar carregada de preconceitos e expressões sexistas que só diminuem e ofendem as mulheres.”

Rogamos a Deus que este rico encontro possa frutificar na vida em Comunidade e auxiliar para que as mulheres da OASE sintam-se cada vez mais protagonistas e agentes de transformação no meio em que vivem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTAGEM REGRESSIVA PARA OS 500 ANOS DA REFORMA LUTERANA

EVANGELIZAÇÃO EM PATO BRANCO

DIA PAROQUIAL DAS CRIANÇAS NA COMUNIDADE PRESIDENTE KENNEDY - VERÊ