Seminário da OASE - Núcleo Sudoeste

No dia 6 de outubro aconteceu, na Casa de Formação em Águas do Verê, o Seminário da OASE do Núcleo Sudoeste do Sínodo Rio Paraná. Tivemos a grata alegria de receber a palestrante Rosane Philippsen, da Comunidade Bom Pastor de Curitiba. Ela contribuiu abordando o tema “Mulheres da Bíblia: relações de gênero e interpretação bíblica.”

Logo no início do encontro a palestrante propôs uma dinâmica  que se deu com a apresentação das mulheres presentes onde cada uma disse seu nome, comunidade de origem e afirmou: “sou mulher, criada à imagem e semelhança de Deus.” Neste sentido os termos relacionados às questões de gênero foram trabalhadas, relacionando-os com o texto bíblico de Gn 1.27 e a figura de Eva no Antigo Testamento, a partir de uma perspectiva diferente.


Conforme palavras da palestrante: “a mulher siro-fenícia e sua insistência ao questionar Jesus possibilitou às mulheres o incentivo para continuar suas lutas, seus sonhos e seus projetos. Também foi possível ver como a linguagem pode tornar invisíveis as mulheres, tanto nos textos antigos como atualmente. Ainda sobre a linguagem, como ela pode estar carregada de preconceitos e expressões sexistas que só diminuem e ofendem as mulheres.”

Rogamos a Deus que este rico encontro possa frutificar na vida em Comunidade e auxiliar para que as mulheres da OASE sintam-se cada vez mais protagonistas e agentes de transformação no meio em que vivem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA PAROQUIAL DAS CRIANÇAS NA COMUNIDADE PRESIDENTE KENNEDY - VERÊ

IV Dia Sinodal da Igreja do Sínodo Rio Paraná

CONTAGEM REGRESSIVA PARA OS 500 ANOS DA REFORMA LUTERANA