Dia Internacional da Mulher


Em 08 de março CELEBRA-SE o Dia Internacional da Mulher.

Digo “celebra-se”, com letras garrafais, e omito o “comemora-se”, porque ainda há muito a se refletir, mudar, transformar e edificar para, realmente, COMEMORAR-SE pelas mulheres e com elas.

Todos os dias a Palavra de Deus nos impele a transformar as nossas relações, também no que concerne ao tema “gênero”. Constantemente somos confrontados com a necessidade de rever nossos conceitos, visões e compreensões de mundo.

Como homem, reconheço minha culpa por ter atitudes machistas e androcêntricas. Reconheço que nem sempre pratico o amor do Evangelho em minhas relações sociais, principalmente para com as mulheres.

Mulheres, os homens tem sua culpa. Mas, reconheçamos igualmente que o mundo sofre com a depreciação feminina também em virtude da educação transmitida aos filhos por parte das mulheres – mães, tias, avós, madrinhas. Em alguns contextos, com pouca instrução educacional ou limitada visão socioeducacional, muitas mulheres criam filhos com conceitos ultrapassados que se perpetuam nas mais distintas relações de vida.

Não redimo os homens de culpa. Antes confesso minha culpa particular e intimo aos demais homens para que façam o mesmo. Intimo a não somente confessar, mas arrepender-se intimamente e converter suas posturas.

Afirmo, insistentemente, que todos (homens e mulheres) precisamos rever nossos conceitos e posturas para promover uma vivência social distinta da que encontramos no atual momento.

Pela fé em Deus, o Deus de Abraão e de Sara, precisamos nos colocar diante de sua santa Palavra e transformar nossas vidas.

Que o dia de hoje seja para nós instrumento de reflexão e mudança por um mundo menos androcêntrico, menos machista, menos feminista (!)... menos... menos tudo o que leve ao partidarismo (feminino ou masculino)...

Que o mundo seja mais.. muito mais... que seja mais fraterno, mais irmão e irmã, mais solidário, mais amoroso, mais carinhoso, mais meigo... mais repleto do amor de Deus.

QUE A BÍBLIA NOS AUXILIE INSPIRE NESTA MISSÃO:

CREDO DA MULHER
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
Creio em Deus, que criou a mulher e o homem a sua imagem, que criou o mundo e recomendou aos dois sexos o cuidado da terra.

Gênesis 1. 27-28a
Gênesis 5. 1-2
Creio em Jesus, filho de Deus, eleito de Deus, nascido de uma mulher, Maria, que escutava as mulheres e as apreciava; que morava em suas casas e falava com elas sobre o Reino; que tinha mulheres discípulas, que o seguiam e o ajudavam com seus bens.

Mateus 1. 18ss
Lucas 1. 26-38
Lucas 10. 38-42
Lucas 8. 1-3
Creio em Jesus, que falou de teologia com uma mulher, junto a um poço, e lhe revelou, pela primeira vez, que ele era o Messias, que a motivou a ir e contar as grandes novas na cidade.


João 4. 1-42

Creio em Jesus, sobre quem uma mulher derramou perfume, em casa de Simão; que repreendeu aos homens convidados que a criticavam.

Mateus 26. 6-12
Creio em Jesus, que disse que essa mulher seria lembrada pelo que havia feito: servir a Jesus.

Mateus 26. 13
Creio em Jesus, que curou a uma mulher, no sábado, e lhe restabeleceu a saúde porque era um ser humano.

Lucas 13. 10-17
Creio em Jesus, que comparou Deus com uma mulher que procurava uma moeda perdida, como uma mulher que varria, procurando a sua moeda.

Lucas 15. 8-10
Creio em Jesus, que considerava a gravidez e o nascimento com veneração, não como um castigo, mas como um acontecimento desgarrador, uma metáfora de transformação, um novo nascer da angústia para a alegria.


João 16. 21

Creio em Jesus, que se comparou a galinha que abriga os seus pintinhos debaixo das suas asas.

Mateus 23. 37-39
Creio em Jesus, que apareceu primeiro à Maria Madalena, e a enviou a transmitir a assombrosa mensagem: Ide e contai....

Mateus 28. 1-10
João 20. 1-10
Creio na universalidade do Salvador, em quem não há judeu nem grego, escravo nem homem livre, homem nem mulher, porque todos somos um na salvação.

Gálatas 3.28
Creio no Espírito Santo, que se move sobre as águas da criação e sobre a terra.
 Gênesis 1. 2
João 16. 13
Atos 1. 8
Creio no Espírito Santo, o espírito feminino de Deus, que nos criou, e nos fez nascer, e qual uma galinha nos cobre com suas asas.”
Gênesis 2.7
Rute 2. 12
Salmos 17. 8; 36. 7; 63. 7; 91. 4;

* referências bíblicas pessoais.

PPHM Marcelo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Culto Ecumênico da Reforma e Reinauguração do Templo

Retiro Interparoquial de Confirmandos