CAPA - trabalhando em defesa da vida


Com o propósito de ser “semente ou fermento”, nasceu o projeto CAPA (Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor), um departamento ou uma ferramenta da IECLB, com intuito de promover, motivar ou estimular iniciativas de desenvolvimento solidário e coletivo junto ao agricultores familiares. A proposta do projeto CAPA nasceu no ano de 1978, a partir de uma preocupação da igreja com os agricultores familiares que estavam sendo dominados pelo sistema de agricultura industrial, não tendo condições de competir, estavam vendendo suas propriedades e procurando nas cidades alternativas de trabalho.

Neste sentido o CAPA sempre buscou trabalhar com populações de pessoas, que de certa forma foram excluídos ou estão a margem do sistema econômico (pequenos agricultores, índios, quilombolas...), para que este setor, junto com outros segmentos sociais, possa avançar na construção de uma sociedade mais justa, solidária e pautada pela ética.

O CAPA núcleo Verê- PR trabalha com agricultores familiares organizados em associações e cooperativas que estão voltados para a produção agroecológica de alimentos. Alimentos estes que são entregues nos projetos institucionais e vendas locais e regionais.

Recentemente as associações APAV (Associação de Produtores Agroecológicos de Verê) e APROVIVE (Associação de Vitivinicultores de Verê) ambas assessoradas pelo CAPA, foram premiadas a nível nacional em um concurso realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento. O objetivo da CONAB era contemplar os 20 melhores filmes que retratassem experiências de associações, cooperativas e entidades beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pela Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).
        Jhony Alex Luchmann
Equipe CAPA – Verê

VÍDEO APAV


VÍDEO APROVIVE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTAGEM REGRESSIVA PARA OS 500 ANOS DA REFORMA LUTERANA

EVANGELIZAÇÃO EM PATO BRANCO

DIA PAROQUIAL DAS CRIANÇAS NA COMUNIDADE PRESIDENTE KENNEDY - VERÊ