Educação - a solução de Jesus


Jesus, com seus discípulos, instruía as pessoas, isto é, as educava com o objetivo evidente de fomentar condições de vida saudável para o corpo e para a mente (Lc 8.1; Lc 10. 1-11).
       Aproveitando os exemplos bíblicos, nos relatos dos evangelistas é testemunhado que quando Jesus cura alguém, o contexto da cura sempre está envolto em um processo de transformação da mente das pessoas. As curas de Jesus não se limitam a um simples e puro curar da carne. Ele não apenas faz um curativo nos machucados físicos. Jesus faz isto sim, mas vai além. Ele e seus seguidores (colaboradores), em verdade, realizam um importante processo de educação para uma vida plena. Quando Jesus cura e perdoa, ele faz questão de dizer, quase sempre, a mesma frase: “a tua fé te salvou”. Os textos de Mt 9.22; Mc 10. 52; Lc 17. 19 são alguns exemplos desta afirmação.
       Diante disto, cabe a pergunta: o que será que Jesus quer dizer com isso? A pessoa que precisa de cura e saúde, seja ela física ou psicológica, necessita de mudanças e transformações em sua vida. Quem tem fé acredita na mudança de vida, e busca transformar sua realidade em cada gesto que faz. Isto é o que Jesus fazia, na medida em que auxiliava as pessoas a encontrar alternativas para viver melhor, para ter mais saúde e mais condições de vida.
       De tal maneira, nós, pessoas cristãs, somos membros importantes no processo libertador e evangélico onde a educação para uma vida melhor é central. Em nossos relacionamentos, por meio da fé em Cristo Jesus, temos a tarefa de transformar o modo de vida. Nossas relações sociais devem privilegiar a educação constantemente.
     Convivendo a partir da fé em Cristo, por meio da confessionalidade luterana, podemos encontrar alternativas para mudar algumas posturas e adquirir uma vida mais saudável e plena.

 “Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus, e os doze iam com ele.” Lc 8.1
PPHM Marcelo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTAGEM REGRESSIVA PARA OS 500 ANOS DA REFORMA LUTERANA

EVANGELIZAÇÃO EM PATO BRANCO

DIA PAROQUIAL DAS CRIANÇAS NA COMUNIDADE PRESIDENTE KENNEDY - VERÊ