Intercessão em favor de mulheres vítimas de violência


Porto Alegre, 18 de fevereiro de 2013

Caras irmãs e caros irmãos em Cristo!

Em meados de dezembro do ano passado o mundo soube da violência brutal cometida na Índia por um grupo de homens contra uma jovem de 23 anos. Essa jovem estudante acabou falecendo. A violência brutal anda solta também no Brasil. Diariamente número expressivo de pessoas sofre violência em nosso país. Entre essas pessoas também estão mulheres de todas as idades. Meninas e jovens são violentadas. Mulheres são agredidas. O tráfico de mulheres é algo horroroso. Há mulheres idosas aposentadas que têm sua aposentadoria desviada por familiares e elas próprias passam fome. Tudo isso não é novidade para nós. Por que, então, abordamos o assunto?

Por causa da violência brutal cometida contra a jovem na Índia, o P. Martim Junge, Secretário Geral da Federação Luterana Mundial, escreveu uma carta para as Igrejas Luteranas que são membros dessa federação. E dessa carta nós destacamos um ponto. Conforme o P. Junge, "o que é diferente no caso dessa jovem indiana é a forma como a sociedade da Índia quebrou o silêncio e expressou sua visão muito clara de que a violência não pode ser tolerada e que essas coisas definitivamente devem ser transformadas". E o P. Junge continua: "Por parte da FLM nós louvamos a Deus por essa reação, pois é uma atitude que contrasta com a postura de negação e de silêncio que tantas vezes prevalece nesses casos". Sublinhemos as palavras do P. Junge: “a violência não pode ser tolerada e essas coisas definitivamente devem ser transformadas”.

Diante de qualquer ato de violência cabe-nos não reagir com violência, mas também não podemos acobertar a violência ou silenciar diante dela. A violência deve ser denunciada. O P. Junge diz ao final da sua carta: "O silêncio diante da violência precisa ser quebrado, a conscientização precisa crescer, lideranças precisam ser educadas e políticas precisam ser desenvolvidas". Por tudo isso, a Presidência da IECLB convida suas comunidades a assumirem sua parcela de responsabilidade em relação à superação de todas as formas de violência. Consideramos que o tempo da Quaresma, a celebração do Dia Mundial de Oração (1ª. sexta-feira de março) e a memória do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, são período oportuno para alertar sobre todas as formas de violência contra as mulheres. Uma oportunidade para promover essa reflexão e para estimular atitudes em defesa das mulheres pode ser a intercessão comunitária, para a qual oferecemos uma sugestão:

“Deus, tu que criaste mulheres e homens à tua imagem; que através de Jesus Cristo mostraste e ensinaste o respeito e o amor para com as mulheres, opondo-te a toda forma de violência, pedimos: ampara teus filhos e tuas filhas vítimas da violência. Ampara especialmente as mulheres vítimas da violência. Encoraja a elas e a nós para que atos de violência sejam denunciados. Faze das nossas comunidades espaço de acolhida para as mulheres vítimas de violência, e que sejam instrumentos da paz, da tua paz, da paz que Cristo nos deixou. Amém.”

Fraternalmente,
Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente da IECLB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Culto Ecumênico da Reforma e Reinauguração do Templo

Dia de Comunidade em Bugre Alto - Chopinzinho